quarta-feira, 28 de novembro de 2012

NÃO PASSEI, E AGORA?


Superação. Alunos devem superar a frustração da reprovação e seguir em frente sem desistir do vestibular. Família deve ficar atenta: mais de dois meses em casa, sem estudos, pode ser um sinal de alerta.

A dedicação foi grande, mas ao final das provas o resultado não foi bem o esperado: o estudante não passou no vestibular. Nesta hora, lidar com a frustração pode parecer difícil, mas é necessário. 

“É comum que o estudante fique chateado e triste por um certo período, mas logo depois ele deve retomar seus objetivos e seguir com os estudos”, diz a psicóloga Clarice Barbosa. Segundo ela, lidar com a reprovação dependerá da capacidade do jovem. Em geral, eles têm mais dificuldades porque esse é o período no qual tomam contato com as responsabilidades.

“Quem tem uma baixa autoestima costuma demorar mais para se recuperar. Por isso, se o jovem ficar paralisado por mais de dois meses, os pais devem intervir e buscar a ajuda de um profissional”, recomenda. 

Para driblar o problema 

Uma maneira de driblar a baixa autoestima e superar a perda de confiança é reduzir a autocrítica. “É um aprendizado. Ser reprovado e ficar frustrado faz parte da vida. Todos passam por isso um dia”, diz Clarice, que garante que o importante é seguir em frente - coisa que a estudante Carolina Kalil Sader soube fazer bem. Após ter sido reprovada na segunda fase da Fuvest em 2011, a jovem não desistiu de seus planos. “Fiquei chateada, mas pensei: bola pra frente,  vamos ver no que vai dar”, conta Carolina, que investiu em mais um ano de cursinho para tentar uma vaga em uma universidade pública. 

Reportagem: Eliane Quinalia
Dia 27/11/12

DIRETO DO TWITTER

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...