Superação. Alunos devem superar a frustração da reprovação e seguir em frente sem desistir do vestibular. Família deve ficar atenta: mais de dois meses em casa, sem estudos, pode ser um sinal de alerta.
A dedicação foi grande, mas ao final das provas o resultado não foi bem o esperado: o estudante não passou no vestibular. Nesta hora, lidar com a frustração pode parecer difícil, mas é necessário.
“É comum que o estudante fique chateado e triste por um certo período, mas logo depois ele deve retomar seus objetivos e seguir com os estudos”, diz a psicóloga Clarice Barbosa. Segundo ela, lidar com a reprovação dependerá da capacidade do jovem. Em geral, eles têm mais dificuldades porque esse é o período no qual tomam contato com as responsabilidades.
“Quem tem uma baixa autoestima costuma demorar mais para se recuperar. Por isso, se o jovem ficar paralisado por mais de dois meses, os pais devem intervir e buscar a ajuda de um profissional”, recomenda.
Para driblar o problema
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhg4TLRrekHjPVeperCBlH7aqcKra8tS1p6nyExdqPQh0DkEzI0qpxmWFNsgXmgqPwNEYz6E4ezzjxnLmRhw0FU6TENKT79h-PgoXcVrZ7NVz2mxy2jaLSiSjcsvm0HcwKK0WsggSOgHrU/s1600/Carolina+-+metro.png)
Reportagem: Eliane Quinalia
Dia 27/11/12