quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Maioria das crianças entre oito e 12 anos já está preocupada com profissão

Por:Equipe Infomoney
Escolher a carreira que vai seguir é uma verdadeira tortura para os milhões de vestibulandos que se submetem a exames todo semestre no País. Mas não só para eles. Quase 80% das crianças entre oito e 12 anos estão muito preocupadas com a futura profissão. É o que diz uma pesquisa desenvolvida pela empresa Rohde e Carvalho, com mais de 1,2 mil crianças, adolescentes e jovens de oito a 20 anos de todo o Brasil. Entre os chamados betweens – que tem entre oito e 12 anos – 76% decidiram que querem ter o próprio negócio.

A pesquisa ouviu estudantes em redes sociais e contatos em escolas. Participaram predominantemente jovens das classes A e B. Para a diretora da empresa, Suzana Carvalho, o alto índice está associado ao forte desejo de independência financeira para manter ou melhorar o status social. “Os jovens de hoje têm uma relação estreita com a tecnologia, e são mais impacientes. Querem uma rápida busca por sucesso e dinheiro”, destaca.

Sucesso, no entanto, não se traduz em satisfação profissional ou êxito entre todos os pesquisados. Na faixa entre 13 e 20 anos, chamada pela pesquisa de teen, 41% responderam que ser bem-sucedido equivale a ter boa remuneração no trabalho. Outros dados da pesquisa apontam que viajar e morar fora do País são desejo de 20% dos teens e de 24% dos betweens. Entre os dois grupos, 56% passam mais de três horas na frente do computador – sendo o principal objetivo o acesso ao Orkut e MSN (72%), YouTube (69%) e baixar música (65%). Mais de 90% dos dois públicos têm celular e acesso à internet em casa.

Mudança de valores

Para a psicóloga Clarice Barbosa, a pesquisa mostra a clara influência da mídia nos hábitos e cultura atual nos jovens. “A cultura do consumismo se reflete nessa preocupação com a profissão desde cedo. A necessidade de cultivar imagem e status alimenta essa expectativa precoce”, destaca. Mesmo assim, a profissional lembra que é perfeitamente normal que os jovens projetem a carreira desde cedo, mas que isso deve obedecer alguns limites.

Para Clarice, o fator mais preocupante da pesquisa é a clara influência do ambiente familiar, que tem se transformado, com cada vez mais pais saindo para trabalhar e adquirindo mais (e mais caros) bens de consumo, criando um ambiente de estímulo à necessidade de acumular riqueza, e não de realização pessoal. “Sem perceber, eles acabam passando esses valores da necessidade de ter uma carreira que dê retorno financeiro, status e projetando seus anseios nos filhos, e essa ideia é comprada pelos jovens”, relata a psicóloga, recomendando maior atenção para as necessidades individuais dos jovens.

Suzana Carvalho lembra que “em outras pesquisas, verificamos que se compararmos o interior com a capital, temos no interior uma preocupação maior com estabilidade e nas cidades grandes a questão da aparência, de mostrar sucesso, é bem mais forte”. Na pesquisa da Rohde e Carvalho, o fator sucesso é considerado prioridade para os betweens – 23% deles pensam que não basta ter apenas um trabalho, mas ser bem-sucedido.


PUBLICADO EM:

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Como foi o DVDebate: O Efeito Sombra

O texto abaixo eu escrevi logo ao final do evento. Fiquei aguardando as fotos que foram tiradas para poder ilustrá-lo, mas infelizmente, mesmo com muitos tratamentos de imagens com photoshop, não foi possível utilizar nenhuma. Por isso demorei para liberar o texto quase um mês depois.

Támbém estou divulgando agora pois quem participou soube pessoalmente que haveria uma palestra no próximo sabado, dia 19. Em virtude outros compromissos, a palestra está sendo adiada para daqui a 13 dias, ou seja, dia 26. Mais detalhes divulgarei durante os próximos dias.

Fique agora com o texto que escrevi que só agora poderá lê-lo. Espero que goste.

Foi muito bom o DVDebate sobre O Efeito Sombra. E pelo que recebi de retorno logo no final, parece que gostaram muito. Tivemos a exibição do filme, um intervalo com "comes e bebes" -sucos, refrigerantes, salgadinhos, bolos... Foi muito gostoso, realmente.

Depois do intervalo, como estavam curiosos para saberem quem era aquele que não tinha se apresentado ainda, mas estava com a camiseta do Efeito Sombra, ele se apresentou. Era o Carlos Quintino, assessor do Aldo Novak, porta-voz do filme e livro O Efeito Sombra no Brasil, que veio prestigiar nosso evento. Ele comentou um pouco sobre a trajetória do Aldo até chegar no Efeito Sombra.

Depois passamos a debater alguns pontos do filme. Um dos mais debatidos foi a inveja. Houve bastante participação de quem estava presente, principalmente por ser um evento intimista. São para no máximo 10 pessoas. Isso facilita para cada um dar sua opinião e debater o tema. Diferente daqueles que o Carlos Quintino citou que o Aldo faz por diversas partes do país que chegaram até a mais de 1000 pessoas.

Em virtude de meu trabalho como Psicóloga o debate teve uma outra visão e pude trazer algumas experiências de consultório, o que facilitou a identificarem-se com cada sombra.

Todos receberam o questionário sobre O Efeito Sombra, o qual vem no livro. Como as avaliações são genéricas, cada um poderá enviar-me um email com algum ponto que acham que precisam melhorar, dentre as perguntas que foram propostas. (e recebi várias mesmo)

No final do debate o Carlos Quintino presenteou-nos com uma excelente notícia. Ele complementou o que tinha falado sobre a trajetória do Aldo, falando desta vez do documentário O Código da Atração - Pensar - Sentir - Agir, que será lançado em breve, o qual trará mais de uma hora de extras, sendo o destaque para O Efeito Sombra. Para diminuir a expectativa dos presentes, passou o trailer do filme Voce Atrai O Que Transmite, que é de onde nasceu O Código da Atração, pois é a versáo remasterizada do Diretor Marcelo Ferrão.

O DVDebate aconteceu no sábado, dia 12 de fevereiro, mas o tema é inesgotável, principalmente a evolução de todos, que é constante.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

DVDebate: O Efeito Sombra

O livro de autoajuda mais vendido

em 2010 agora em DVD!!!


Depoimentos emocionantes de quem

superou suas sombras.

Especialistas e estudiosos

falam sobre o conceito

que Jung definiu

experiências

rejeitadas e reprimidas, guardadas

no inconsciente que afetam o

comportamento de uma pessoa.


Após o filme haverá

debate com a Psicóloga

Clarice Barbosa

no dia 12/02/2011 (sábado) às 15 horas

no http://www.ConsultoriodeTerapiasIntegradas.blogspot.com

Inscrições antecipadas: R$ 10,00 No dia 12/02: R$ 15,00

Fone: (11) 2538-1296 Email: ClaBarbosa@Gmail.com

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Celebrando 2011 com Satsanga - Agradecimento

Olá,

Agradeço sua presença no evento Celebrando 2011 com Satsanga que aconteceu no sábado, dia 29 de janeiro, aqui no CTI. Foi um evento especial com a apresentação da Banda Hari Om cantando mantras que envolveu o ambiente com muita alegria.

Segundo comentários dos componentes da Banda "Foi uma das melhores apresentaçóes que tivemos, pois contamos com a participaçáo de todos. Isso foi muito gratificante!". Para você que não esteve presente, breve publicarei as fotos para ver como foi. E você que compareceu, poderá relembrar estes ótimos momentos.

Aproveito para informar que no dia 12 de fevereiro (sábado) às 15 horas haverá um DVDebate do filme "O Efeito Sombra". Os detalhes publicarei até o final da semana para você poder reservar seu lugar. Quem esteve presente já pôde pagar o ingresso com desconto.


Namastê!!!


Clarice Barbosa
Psicóloga, Psicoterapeuta
Prof. Hatha Yóga

DIRETO DO TWITTER

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...